Como se tornar um líder influente?

Os líderes devem influenciar pessoas para obterem o maior potencial delas, de forma que metas e objetivos sejam alcançados.

Mas, antes de conquistar esse nível de influência, devem ganhar o respeito dos seguidores e, dessa forma, conseguir influenciá-los. E esta não é uma tarefa fácil, é um grande desafio, mas que pode ser solucionado com as atitudes certas.

Então, se você quiser se tornar um líder influente, incorpore as seguintes diretrizes em sua postura para ajudá-lo a chegar lá, seja você um profissional que está apenas começando sua jornada na liderança ou alguém que já está liderando há muitos anos. Confira!

Encontre seu estilo de líder

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer como líder é cultivar a autoconsciência. Conhecer o seu estilo de liderança irá ajudá-lo a ser mais intencional sobre como usá-lo bem e gerenciar suas deficiências. Por exemplo: você lidera com expertise? Com carisma? Com método? Com autoridade? Armado (Atuando) com essa consciência, você pode aproveitar seu estilo único e original para se tornar mais influente e inspirar os outros que estão a sua volta.

Termine o seu trabalho de casa

Como líder, quanto mais você souber sobre sua área, mais preparado estará para lidar com os desafios dela. Essas informações podem ser dados concretos, originários de livros, jornais, treinamentos, pesquisas de mercado, análises e tendências. Ou então dados “informais” provenientes de conversas e reflexões que você tem acesso quando está em contato com outras pessoas da área, colegas, clientes e fornecedores. O fato é que líderes influentes se informam e mantêm seus liderados informados.

Concentre-se no futuro

O trabalho de um líder é interagir com o futuro em nome dos constituintes. Gaste tempo fazendo coisas que só você pode fazer, delegando outras áreas importantes para membros competentes da equipe. Estabeleça uma visão e mantenha seu olhar focado no objetivo geral. Resista à tentação de gastar muito tempo resolvendo problemas do dia a dia se eles estiverem custando seu progresso em direção à sua visão.

Demonstre apreciação sincera

Quando as pessoas fazem um bom trabalho, certifique-se de que elas saibam disso. Alguns vão querer um e-mail, outros um anúncio em uma reunião, outros ainda uma recompensa. Seja qual for o caso, se estiver ao seu alcance, e dentro da política organizacional, conceda-o. Não há apreciação sincera demais por um trabalho bem feito.

Pergunte e ouça

Líderes escutam. Não assuma que você sabe a resposta para uma pergunta que você não fez. Informe sua perspectiva com a entrada de outras pessoas. Somente após esse processo de verificação você pode ter certeza de que fez as atribuições ou decisões corretas.

Mantenha a compostura

Situações cotidianas de gerenciamento podem incitar emoções de luta ou fuga em qualquer pessoa razoável. Clientes exigentes, funcionários insubordinados e desorientação da liderança podem criar frustração e aumentar as emoções até mesmo dos gerentes mais experientes. Um elemento essencial da liderança é manter a compostura, não importa o cenário. Falar respeitosamente, com tato e razão, é fundamental para ser ouvido pelos outros. Um verdadeiro líder pode responder a situações emocionalmente carregadas com uma mente sã e disposição calma. Eles consideram todos os possíveis efeitos de sua resposta e agem de acordo.

Mostre confiança

Não importa o risco de sucesso ou fracasso, um líder exala confiança e coragem em situações que outros possam questionar. Os funcionários podem temer o resultado de uma decisão, mas apoiam-na voluntariamente quando testemunham confiança nas mensagens verbais e não verbais do líder. Quando você demonstra confiança nas suas decisões ou nas decisões dos outros, isso incentiva os membros de sua equipe a fazer o mesmo. Quando os líderes estão confiantes o suficiente para assumir o comando, os funcionários são encorajados a seguir.

Seja acessível

Não apenas você deve estar acessível em seu escritório, mas também deve ser proativo com seus funcionários e buscar ativamente oportunidades para apoiar seus esforços. A acessibilidade pode ser um desafio para os novos gerentes que estão acostumados a trabalhar de forma independente, tendo sido responsáveis ​​apenas pelos seus gerentes. Um líder, por outro lado, é responsável por todos que gerenciam. A acessibilidade é crucial para construir confiança nas relações entre gerência e empregado. Afaste-se do escritório e saia de trás da mesa. Ande no chão e visite os funcionários. Determine seus obstáculos e comprometa-se a resolver problemas e contratempos.

Motive os outros ao redor

Líderes não buscam reconhecimento. Em vez disso, eles oferecem isso livremente. Dê crédito onde é devido e reconheça o trabalho e os esforços dos outros. Os líderes sabem que o reconhecimento não vem apenas na forma de recompensas, bônus e promoções ocasionais, mas através da identificação diária de realizações e tarefas que beneficiam a equipe e os objetivos em mãos. Quando você transmite uma atitude de apreciação pelas conquistas no local de trabalho, o engajamento dos colaboradores aumenta, a moral cresce e as equipes são motivadas a realizar tarefas difíceis com mais garra.

Atenção à sua linguagem corporal

Todo movimento que um líder faz é avaliado, consciente ou inconscientemente, por aqueles que desejam influenciar. Se a sua linguagem corporal não for consistente com suas dicas verbais, os ouvintes vêem uma desconexão e têm menor probabilidade de confiar no que você diz. Por exemplo, os líderes sabem estar em posição aberta quando falam e escutam. Esta posição neutra fornece acesso ao seu espaço e demonstra confiança na mensagem. Quando você está de braços cruzados ou fala com maneirismos descontrolados, outros se distraem e questionam a credibilidade do que você está dizendo.

Seja grato e humilde

Líderes influentes reconhecem que nenhum sucesso é alcançado sozinho. Embora o reconhecimento dos outros seja essencial, a gratidão e a humildade continuamente demonstradas pelos líderes inspiram os outros a agir. Quando você reconhece que é incapaz de agir sozinho, ao mesmo tempo em que demonstra gratidão e humildade para com aqueles que realizam o trabalho, você incentiva um trabalho mais concentrado e deliberado dos funcionários engajados. Humildade demonstra que não importa o quão experiente você seja, você reconhece que melhorias são sempre possíveis.

Continue seu desenvolvimento.

Os líderes sabem que há sempre espaço para melhorias e nunca são tão arrogantes a ponto de acreditar que dominaram qualquer aspecto da influência. Busque feedback daqueles em quem você confia para poder trabalhar continuamente em suas frágeis áreas de gerenciamento e habilidades de comunicação. Um verdadeiro líder quer saber como eles são percebidos e trabalha diligentemente para ganhar confiança e credibilidade daqueles que lideram. Procure mentores para guiá-lo e treinadores para desenvolver suas habilidades, e continuamente ler sobre como melhorar.

Demonstre interesse pelos outros

Em Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie observou que “Interessando-nos pelos outros, conseguimos fazer mais amigos em dois meses do que em dois anos a tentar que eles se interessem por nós”. Esse é um fato fundamentalquando a pauta é influência. As pessoas são atraídas por quem demonstra interesse por elas e acham exaustivo estar perto de pessoas que estão tão interessadas em si mesmas que nem percebem que há outras por perto!Seja intencional em ouvir e demonstrar interesse genuíno no que as pessoas têm a dizer. Faça perguntas abertas sobre eles para que elas possam contar sua história. Pergunte-lhes sobre seus pensamentos sobre a tarefa em mãos, para que sintam que podem compartilhar suas ideias e que suas contribuições sejam bem-vindas. Se elas sabem e sentem que você se importa em ouvir o que elas têm a dizer, elas retornarão o favor.

Seja autêntico

Demonstre ativamente a coragem de ser autêntico, especialmente quando o deixa vulnerável. Isso deixa as pessoas saberem que você sabe que não é perfeito e que não espera que elas sejam. Isso lhes dá a licença para serem verdadeiros e ficarão à vontade para admitir suas falhas, o que lhe dá a oportunidade de oferecer seu apoio à medida que superam seus desafios.

Envolva-se

As pessoas que simplesmente delegam ordens e assistem do lado de fora não são líderes influentes. Ser um membro proativo do seu local de trabalho é importante para liderar e influenciar outras pessoas no futuro. Afinal, quem melhor para ouvir e seguir do que alguém que aprendeu o funcionamento interno de um negócio? Envolva-se em quaisquer atividades e programas relacionados em seu local de trabalho. Participe de seminários e encontros onde você pode participar e construir conexões.

Antecipe e otimize

Sempre pense no futuro. Pergunte a si mesmo: “O que poderia dar errado aqui?” “E se o mercado mudar?” “Há mais alguma coisa que podemos fazer para tornar o sucesso mais provável?” Essas perguntas ajudam os líderes a criar o melhor plano possível. Uma vez executado, não deixe de revisitá-lo, usando o feedback que você recebe para otimizar e ajustar quando necessário.  Como bem dizia Dale Carnegie: “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje”.

Uma das coisas que Dale Carnegie julgou como mais importantes para o sucesso, está a ação. Não fique sentado à espera do “momento certo”, preocupando-se com o que pode vir amanhã, dê seu primeiro passo no caminho para ser um líder influente hoje.

Fonte: Portal Dale Carnegie.



Fonte: https://portaldalecarnegie.com/como-se-tornar-um-lider-influente/

Recommended Posts